PUBLICAÇÃO2


GIUSEPPE RANZINI
http://www.giusepperanzini.com.br/                    

(DISCURSO DE AGRADECIMENTO UNAP -  26 DE  JUNHO 2011)

I SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS COMENDADORA TAIS VANESSA MONTEIRO

Ilmo Comendador Adugar Quirino do Nascimento Souza, mui digno Presidente da União Nacional dos Artistas Plásticos, digníssimos Membros da Ordem do Mérito das Artes Plásticas do Brasil, Prezada Comendadora, Dra e amiga Taís Vanessa Monteiro, patronesse deste I SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS TAIS VANESSA MONTEIRO.

Prezados membros do Júri,
Prezadas Senhoras,
Prezados Senhores,             
Caros colegas,

Já dizia o poeta e pensador Mario Quintana que, “A arte não é um elemento vital, mas sim, um elemento da vida", e é por isso que, a encontramos em nós artistas, que acordamos com a idéia e vivemos noites em claro para materializá-la, muitas vezes vista em telas, em pedras esculpidas, nas paredes, nos livros, enfim, nas mais diversas formas e lugares.

Em nossos neurônios e sinapses, estão as idéias que, através da emoção, são materializadas, pelos mais diversos utensílios, na tentativa de criar a todo momento a nossa obra prima, que em algum momento nos consagrará, nos lembrará,e reconhecerá, mas isto, quase sempre depois da morte.

Esta é uma constante na nossa vida de artista, como também, para mim, deve ser e é, uma constante de incentivar e transmitir, esta experiência de vida para os nossos semelhantes, sejam eles crianças ou adultos.

Tenho vivido momentos de grande emoção e satisfação, lecionando Artes para crianças e adolescentes num lugar inóspito desta grande cidade.

Vocês não imaginam quão gratificante tem sido o meu mister, sensibilizando, desenvolvendo e estimulando pendores inatos, muitas vezes camuflados pelas carências, afetiva, cultural e social, dessas crianças.

Sempre me pautei sobre o princípio de que toda criança é artista,  como dizia Pablo Picasso, para mim, o problema está em como fazê-las permanecer artistas a medida que elas forem crescendo. Por isto sempre me foquei no alvo mais importante com incentivador, que é o de ensinar e motivá-las para as artes, estimulando-as, para a aventura de criar sempre uma obra, seja ela como e qual for.

Portanto, é com muito orgulho e agradecido, que recebo este Brasão Incentivador das Artes, no qual estará sempre depositado um enorme estímulo em continuar neste propósito social e cultural.

Muito obrigado,
Giuseppe Ranzini






ARTISTA PLÁSTICO INFANTIL
FELIPE  ANDREI  BONIFÁCIO  DE  SOUZA

Pela primeira vez a UNAP promove uma seção infantil de artes plásticas.  Registro dos participantes mirins no II Salão São Paulo de Artes Plásticas a ser realizado no Centro Cultural da Marinha em São Paulo, no período de 16 a 20 de Novembro de 2011.









ERIVALDO  SANTOS (VADINHO)


O artista plástico Anastaciano de Presidente Prudente-SP Vadinho, membro da Academia Boituvense de Letra e Artes, ABLA, teve sua terceira participação com sucesso garantido na Exposição Coletiva de Arte realizada em 2011, a bordo do navio MSC Opera, Cruzeiro Temático das artes, o 7ºArtmar, com a curadoria de Silvia Helena Campos.
O Navio das artes, com todo glamour que oferece, realizou Exposição Internacional, passando por Buenos Aires(Arg), Punta Del Leste(Uru) e São Francisco do Sul(SC).
Vadinho foi muitissímo bem representado com suas belissímas telas: Passion Mama, Passion Sedução, Passion Amor e Desejo. O artista agora é conhecido como: o Artista das Cores Quentes da região do Oeste Paulista!
  
Por Silvia Helena Campos, Jornalista fotográfica e Curadora do Evento MSC Musica, Ópera e Temático das Artes-ARTMAR.
Santos SP








Processo Criação:
O pensar é uma individualidade inata do ser humano. E, como tal, contradizemos muitas vezes outros pensares. Tais como: ser Picasso denota potencia, saber... No entanto, quando ele “diz que o pintar e mentira”... FAÇO NA MINHA INSAPIENCIA, um contra ponto falando que: “o aparecer, é verdadeiramente o âmago do motivo pelo qual vivemos. É nossa sobrevivência intelectual traduzida pela física DO NOSSO MUNDO.
Criar é dar asas aos nossos sentimentos, não é um engano, é como o nascer do Sol, é o surgimento suave de transformações, transbordantes que pululam inebriantes de luzes, de cores, quase sempre desafiantes aos insolúveis desejos totalitários, práticas que se sobrepõem com o pincel, com o lápis, etc. sobre telas, papéis etc. límpidos, expectantes, aos nossos propósitos espirituais de comandos subjetivos, desabrochando ao nosso alvará de soltura interior.
É o renascer constante de nossa alma sedenta, de busca de um grande sofrer, mas de muito, muito prazer.
                                                        Myrian Loureiro




SÚPLICA
Darcy Reis Rossi

Deixa, senhor,
que esta estrela moribunda
desfolhe-se
e teça seu ninho em meu corpo...

Deixa, amor,
que esta noite infausta,
recubra-me,
com a romaria de pesadelos
que, em sua origem sombria,
fez da morte,
um dia agonizante...

Deixa
que estes lamentos vazantes,
percorram os rios naufragados,
por entre minhas células vazias,
cerrando o fecho dum sofrer de mil dias...

Deixa
que a música dormida,
no relicário de minh’alma,
possa escapar
por entre as fendas madreperoladas,
libertando meu grito suspenso...

Deixa
que minhas lágrimas explodam
em cascatas ritmadas,
lavando meu corpo de tudo que é seco ou ferido...

Deixa, enfim, senhor,
que meus elíseos abram asas
sobre estes cortes fundos
que escreveram um nome
em minhas alcândoras sangrentas...






FELIPE  E  NICOLY

A formação do caráter tem entre outros fatores o desenvolvimento artístico, seja música, artes plásticas ou outras atividades culturais quaisquer.  Na foto Felipe e Nicoly desenvolvendo características relativas às artes, já se amoldam aos caminhos do aperfeiçoamento da sensibilidade, da índole, seguindo o caminho prematuro das qualidades dos seus pais, tendo prenúncios de sucesso no ingresso na sociedade.             Um futuro feliz. 

Comendador Quirino -  Presidente da Unap
Grão Mestre da Ordem do Mérito das Artes Plásticas




VALORIZAÇÃO ARTÍSTICA

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas  incomparáveis”                                     
Fernando Pessoa

Caro(a) Artista:
Incontáveis talentos estão ocultos dentro de você.  Até mesmo dos que você nem imagina possuir.  Existem dons musicais e artísticos, talentos para a ciência e matemática e muitos outros.  Mas, para manifestá-los é preciso primeiramente reconhecer que existem.  O passo seguinte, da máxima importância, é o treinamento sério para exteriorizá-lo.  A capacidade criativa não se mede pela concepção de uma ou mais obras, mas sim pela exteriorização do autor ao colocar a sua aura em todas as suas realizações sejam simples ou complexas ao olhar dos observadores.  A Medalha Mérito Artístico Cultural da Unap é o reconhecimento que a Ordem do Mérito das Artes Plásticas dedica àqueles que desempenham papel de destaque no Campo das Artes Plásticas, sendo notórios pelo acendrado espírito comunitário e relevantes serviços prestados as Artes e a Cultura Nacional.  A distinção altamente meritória será outorgada a VS no dia 19 de Agosto de 2012, durante a cerimônia de premiação do III Salão São Paulo de Artes Plásticas,  a ser realizado no período de 15  a 19 de Agosto de 2012, no Centro Cultural da Marinha em São Paulo.  A taxa única correspondente a inscrição no Salão é de R$ 385,00.  A outorga da Medalha Mérito Artístico Cultural é sem ônus para o homenageado.  Cada participante receberá 10(dez) convites com direito ao coquetel referente ao evento.  Na expectativa de que VS ficará sensibilizada pelo valor que lhe atribuímos, nos louvamos no momento para reiterar protestos de alta estima e elevada consideração. 
Atenciosamente,
Jesus Te Ama
Comendador Quirino – Presidente da Unap
Obs.:  Maiores detalhes ligue para (11) 3567-9731 /  3263-0569






PERSONALIDADE ARTÍSTICO PLÁSTICA

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas  incomparáveis”                       
Fernando Pessoa

Caro(a) Artista:
Incontáveis talentos estão ocultos dentro de você.  Até mesmo dos que você nem imagina possuir.  Existem dons musicais e artísticos, talentos para a ciência e matemática e muitos outros.  Mas, para manifestá-los é preciso primeiramente reconhecer que existem.  O passo seguinte, da máxima importância, é o treinamento sério para exteriorizá-lo.  A capacidade criativa não se mede pela concepção de uma ou mais obras, mas sim pela exteriorização do autor ao colocar a sua aura em todas as suas realizações sejam simples ou complexas ao olhar dos observadores. O artista ao dominar a elaboração da obra conquista a admiração dos observadores, sendo alguns inclusive olhados como se fossem dotados de qualificação divina. Quantas mensagens são enviadas através da sua arte.  Todavia, nós, admiradores acompanhantes do desempenho dessa gente bem dotada que nos impressionam com o domínio dos mistérios artístico, conseguimos ver um pouco além dessas qualidades. Acima da consolidação como artista, está enraizado nessas pessoas o mistério que desvendam sobremaneira através da expressão gerada pela intelectualidade.  É fruto dessa gente, minha gente, a índole, a capacidade de ver, sentir e querer, traduzindo ou deixando transparecer fenômenos que deixam a mostra qualidades não para serem invejadas, mas seguidas ou admiradas.  Caro(a) Artista, por englobar todas as virtudes supramencionadas, VS foi distinguida com o Título Personalidade Artístico Plástica do Ano de 2011.  Ao ensejo, reitero protestos solenes de alta estima e elevada consideração.
Atenciosamente,
Jesus Te Ama
Comendador Quirino – Presidente da Unap
Obs.:  Maiores detalhes ligue para (11) 3567-9731 /  3263-0569









COMENDADORA EDJANE LEITE


A Comendadora Edjane Leite foi agraciada no dia 08 de Abril de 2012 com o Prêmio  Personalidade  Artístico Plástico Cultural do Ano 2011.  Premiada com Destaque em vários salões e desprendida meritoriamente no âmbito das artes, a distinção é altamente meritória.  A Ordem do Mérito das Artes Plásticas e a União Nacional das Artes Plásticas se orgulham da homenagem prestada à Comendadora Edjane Leite.






VELAZQUEZ  O  PINTOR  DOS  PINTORES
A  COR  DO  AR
Diego de Silva Velázquez é merecidamente considerado um dos maiores pintores da história da arte.  Seus pincéis compuseram retratos de rara e profunda penetração psicológica;  suas telas transmitem uma contínua e inexorável vontade de ultrapassar os limites da visão pictórica de sua época.  Velazquez caracterizou-se por um olhar extraordinário e capacidade artística excepcional.  "Coleção Folha Grandes Mestres da Pintura" 

Cara Artista:
De Velázquez tiram lições aqueles para quem a pintura constitui não apenas um meio de expressão ou de representação, mas prazer e paixão.  Tudo sobre pintura pode ser pincelado de sua obra - um livro aberto a uma visão da arte, do homem e do tempo que não pode se limitar ao momento histórico em que viveu.  Em qualquer obra de Velázquez há muito o que aprender sobre a arte da pintura.  Qualquer questão sobre técnicas ou conceitos encontra-se em sua obra, porque o pintor é a síntese dos conhecimentos pictóricos de seu tempo, personalizou e resolveu os grandes desafios da pintura.    Acima de tudo,  o artista entendeu a pintura como um fim em  si mesma, alheia a seu consolidado valor instrumental.  Por isso, Velázquez construía suas pinturas em sua mente antes de realizá-las, prevendo a estrutura, o tom e a intensidade.  Era assim que sua genialidade fazia da composição da obra um ato prévio e imprescindível.  Na pintura não há luz própria, como não há espaço nem cor, nem tema, até que o pintor o decida.  Velázquez foi um mestre no tratamento da luz.  Preferiu o matiz e a atmosfera lumínica ao dominante tenebrismo de Caravaggio de sua época.  A luz de suas obras da maturidade assinala pessoas, objetos e ambientes;  dilui-se com delicadeza, roça os rostos, aprofunda as expressões e envolve os objetos.  Dono de perspectiva aérea, de visão arriscada, mas harmônica e antecipadora,  Velázquez ordena os planos e os espaços interiores das obras.  Ao mesmo tempo, abre a tela ao expectador e o convida a compartilhar o espaço pintado, para que se torne um elemento ativo da pintura, aquele que a compreende e a admira. Com frequência, as telas de simplicidade apenas aparente apanham o expectador.  Em seguida, converte-nos em cúmplice mediante o silencioso diálogo do olhar dos personagens, que rompendo a ficção da pintura, dirige-se a quem os contempla.
"Artigo escrito pela Professora Teresa Campos, Titular de História da Arte Universidade Autônoma de Barcelona"
Cara Artista, rendendo atributos ao artista Diego Velázquez, mestre dos mestres, a Ordem do Mérito das Artes Plásticas, criou o Prêmio Diego Velázquez, o qual será outorgado aos artistas que se destacam com louvor e inusitado no campo das artes plásticas.  A União Nacional dos Artistas Plásticos indicou, e a Ordem do Mérito das Artes Plásticas referendou o seu nome para receber no dia 19 de Agosto de 2012, o Troféu Diego Velázquez pelo seu acendrado desempenho no meio artístico plástico cultural.  No caso de aceite da honraria em questão pedimos ligar para     Tels. 11/  3263-0569 -                     11/  3567-9731.
Ao ensejo, louvo-me no momento para reiterar protestos solenes de elevada estima e distinta consideração.
Atenciosamente,
Jesus te Ama
Com. Quirino






Sonia Lygia Gonçalves

Sonia Lygia Gonçalves

No
 IX Salão Internacional da Mulher foi agraciada com a Medalha Mérito Artístico Cultural da Unap.  Tal distinção lhe foi outorgada pelo destacado desempenho no campo das artes plásticas.  Impossibilitada no momento de exercer a profissão de cirurgiã dentista, tem se dedicado com auto louvor das atividades artistico plástica.  Fazemos votos que após voltar ao desempenho odontológico, continue as atividades pictóricas.  Parabéns.









PRÓLOGO  DA  4ª FEIRA  DE  CINZAS

DARCY REIS ROSSI
  
ACENDAM-SE  AS  LUZES!  PREPAREM AS CÂMERAS! AÇÃO!
E  TEM  INÍCIO  O  DESFILE  NO CARNAVAL DO MEU CORPO
ESTUANTE  DE  AMOR!

NO  ESPASMO  DE  MINHAS SENSAÇÕES  HIPERESTÉSICAS,
PERCORRES,  NERVOSAMENTE,
A  ALEGORIA  DE  MINHAS  COXAS  VESTIDAS  DE  SERPENTINA.

SABES  QUE  ÉS  A  ESCOLA  CAMPEÃ!
MESMO  SEM  ACORDO  DOS  JURADOS,
MESMO  SEM  APLAUSOS  DA  PLATEIA!

O RUFAR DOS TAMBORINS E DAS CUÍCAS,
MESMO  SEM  BEMÓIS  E  SUSTENIDOS,
EXPLODEM  O  SAMBA TEMA  DE  NOSSAS  GÔNDOLAS,
CARREGADAS  DE  CIO.

UM BLOCO, OUTRO  BLOCO, UM  CLIMAX, OUTRO CLlMAX ,
UM  FUROR  SOBRE-HUMANO, UM UIVO GUTURAL
ENTRE  GEMIDOS  AFOGADOS  NOS  SONS  DE TUAS
FANTASIAS,
APROFUNDANDO-SE  NO  MEU  COFRE  PUBIANO.

O  DESFILE  AVANÇA!
TUAS  MÃOS  TATEIAM,  EXPERIENTES,
OS  RECÔNDITOS  DE  MEU  CORPO  ARFANTE !
ASAS  NEGRAS  SOBREPÕEM-SE
OS  ANJOS  BRANCOS  DE  MEUS  UBRES TÚRGIDOS,
OSCILANTES, ANTE A FÚRIA DE TEUS DRAGÕES DE FUMAÇA
DOURADA.

SABES QUE MINHAS CÉLULAS ÍNTIMAS,
INUNDADAS  PELO  JATO DE TEU LANÇA-PERFUME

REVELAM-TE SURPRESAS OCULTAS,
QUE TE PERIANESTESIAM.
  
AGIGANTO-ME,  PARA  QUE  ESCALES,  VACILANTE,
TIROLESAS  DOS  MEUS  PÉS  Á  CABEÇA.
APEQUENO-ME,  ANTE  A MAJESTADE  DO MOMENTO
GENÉSICO  DO TEU CARRO ALEGÓRICO,
SOBREPONDO-SE  AO MEU ...

CATADUPAS  DE  BEIJOS  LANTEJOULÁVEIS
ADEREM  À  MINHA DERME,
COMO  CHUVA  DE  CONFETE  E  SERPENTINA  MULTICORES.

COLHES  ESTRELAS  DE  NEON  NO CÉU FICTÍCIO
DESENHADO  EM  MEU  EPITÉLIO, TOSTADO
PELO  FULGOR  E  ARDÊNCIA  DO TEU.

MEU  CORPO  EM  SUDORESE
INICIA-TE  NO MISTÉRIO  DE  ORGANZAS  E  ODALlSCAS
QUE  SE  ESCONDEM  EM  MEUS  CABELOS  ACETINADOS

O  RUFAR  DOS  TAMBORES  ABAFA  OS DEMAIS  SONS,
CRESCE,CRESCE,CRESCE  A  PRESSÃO,
NUMA  VULCÂNICA  COREOGRAFIA,
ATÉ QUEDAR-SE TEU VICIO, SACIADO,
DE SAMBAR AS NOTAS MÍSTICAS,
RESIDENTES  NO  MEU  CORPO  DE  ASFALTO.
  
A CERÁÇEA  MÁSCARA  VENEZIANA  CAI,
E JÁ NÃO SOMOS  ANACRÔNICOS  MORTAIS,
MAS SIM, GIGANTES  SENCIENTES.
A ARQUIBANCADA  ESCUTA, SILENTE E DESLUMBRADA,
O TABUCAR  DO SAMBA-ENREDO  DO NOSSO CARNAVAL.
EU SOU TEU DESFILE  BURLESCO,
SOU OS RESPINGOS  DE  PURPURINA  E MEL
QUE TE ENLOUQUECEM  DE  PRAZER.

SOU PALHAÇO,  PIERRO, ARLEQUIM  E  COLOMBINA
NOS  TEUS  BRAÇOS.

O  GUINDASTE  TE  TRANSPORTA  AO  7 ° CÉU  KUNDALlANO.
ENFEITIÇO-TE  RASGANDO  OS  RITUAIS  PAGÃOS,
EXORCIZADA  DAS  LÚTERO-MANIAS  TEMPLARIAS,
DAS  ESTÓRIAS  DE  BAAL,  BACO, SODOMA  E  BABILONIA.

AO  FINDAR  A  DANÇA  DO  ACASALAMENTO , PROSTRADO,
ADORMECES  ENTRE  OS  TENTÁCULOS  NEGROS  DE  MEUS
CABELOS,
  
CERTO  DE  QUE,  HOJE,  É APENAS,  O  PRIMEIRO,
MAS  QUE,  AINDA,  OUTROS  DIAS  VIRÃO
ANTES  DA  4ª FEIRA  DE  CINZAS ...